.
Vem, Intérprete divino, capacita-nos
a ver e o Teu Santo Livro ler
a ver e o Teu Santo Livro ler
Também, somente o Espírito Santo é quem nos pode dar verdadeira compreensão espiritual das Escrituras, entendimento da doutrina. João o esclarece bem (1 João 2.20). Ele fala dos «anticristos», aquelas pessoas que tinham estado na Igreja e saíram, porquanto não eram dela. Achavam que eram elementos convertidos e tinham sido aceitos como tais. Mas agora, tinham saído.
Na verdade, nunca foram crentes verdadeiros. . . A questão que surge é: «como podemos diferençá--los?» como poderiam esses incultos cristãos da igreja primitiva, na maioria escravos, discriminar esses pontos? João diz: «E vós possuis unção que vem do Santo, e todos tendes conhecimento». Ele repete isso no versículo 27: «A unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine».
Há uma unção dada pelo Espírito Santo que nos dá entendimento. Assim é que muitas vezes tem sucedido na longa história da Igreja que certas pessoas indoutas, mais ou menos iietradas, têm sido capazes de distinguir entre a verdade e o erro muito melhor do que os grandes doutores da Igreja. Eram suficientemente singelos para confiar-se àquela «unção», e assim podiam discernir as diferenças e quais as coisas que não estavam de acordo.
O piedoso Samuel Rutherford, aquele poderoso homem de Deus que viveu há trezentos anos na Escócia, fez um dia o seguinte comentário: «Se você quer ser um teólogo profundo, recomendo-lhe a san-tificação». Em última instância, o meio para compreender as Escrituras, e toda a teologia, é tornar-se santo. É estar sob a autoridade do Espírito. É ser conduzido pelo Espírito.
Fonte: Authority, p. 78,9
Fonte: [ Blog Martyn Lloyd Jones ]
Fonte: [ Blog Martyn Lloyd Jones ]
Nenhum comentário:
Postar um comentário