DEFESA DA FE.


quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

CASAL NAO DEIXE O DIABO ENTRAR NO SEU QUARTO...

CONFESSSO QUE AO VER ESSA MENSSAGEM EM VIDEO, FUI EDIFICADO, POIS MUITAS VEZES COMO MARIDO E SENDO CABEÇA, NAO TOMAVA INICIATIVAS COMO UM LIDER DEVE TOMAR, COMO E BOM SABER QUE O EVANGELHO NOS SURPREENDE A CADA DIA, E AINDA EXISTEM HOMENS COMPROMISSADOS COM A PALAVRA.VEJA O VIDEO ABAIXO E QUE VOCE POSSA SER EDIFICADO TAMBEM EM NOME DE JEUSUS.........


quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

PALESTRA SOBRE TEOLOGIA DA PROSPERIDA E SUAS HERESIAS.

ESSE VIDEO COM A PALESTRA MINISTRADA PERTENÇE AO PASTOR CIRO SANCHES.

UMA AULA DE MENSSAGEM PARA OS PREGADORES DA PROSPERIDADE

DEFINITIVAMENTE ´´EU ODEIO A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE´´

SEMPRE DEIXEI CLARO A MINHA CRITICA A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE, MAS DEPOIS DESSE VIDEO ABAIXO, EU ASSIM COMO JHON PIPPER PASSEI A TER NOJO, ODIO, E UMA VERGONHA OQUE ESTAO FAZENDO COM O EVANGELHO, USANDO-O PARA GANHAR DINHEIRO, INTERESSES PROPRIOS, CONFESSO QUE CHOREI VENDO ESSE VIDEO OQUE MOSTRA O QUANTO A IGREJA EVANGELICA PRECISA URGENTEMENTE DE UMA NOVA REFORMA. VEJA E TIRE SUA CONCLUSAO.....

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

NAO CONHEÇEMOS O EVANGELHO- PAUL WASHER

A PALAVRA DE DEUS DIZ QUE ERRAMOS EM NAO CONHEÇER AS ESCRITURAS MT 22:29, E INFELISMENTE ESSA E A REALIDADE DAS IGREJAS CRISTA , O EVANGELHO TEM SIDO REDUZIDO A NADA E A DESEJOS HUMANOS, QUE TEM CRIADO SEU PROPRIO DEUS, SUAS PROPRIAS DOUTRINAS. AS PREGAÇOES TEM SIDO OQUE O HOMEM QUER OUVIR, E NAO OQUE DEUS TEM A FALAR, EXORTAR,ENSSINAR,ETC. O VIDEO ABAIXO, PREGADO POR UM GRANDE HOMEM DE DEUS ( PAUL WASHER) TRAZ JUSTAMENTE ISSO, QUE VOCE POSSA OUVIR ESSA MENSSAGEM E SER EDIFICADO COMO NUNCA, PARA QUE DAQUI PRA FRENTE VOCE TENHA EM MENTE O QUANTO O EVANGELHO CRISTOCENTRICO E IMPORTANTE EM NOSSA VIDA E NA IGREJA.


A Bíblia não é chata. Avatar é chato! - John Piper

SUPERIORIDADE DA MENSSAGEM DA CRUZ

Superioridade da Mensagen da Cruz


"Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus" (1 Co 1.18).

A mensagen da cruz é a pregação cristocêntrica, centrada no evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.É a mensagem que prega a redenção da humanidade atraves do sacrificio de Cristo no calvario. A mensagen da cruz é superior a mensagen da prosperidade, do movimento da fé. Existe um equivoco em relação ao sacrificio vicario de Cristo. Jesus Cristo não morreu pra curar cegos, paraliticos, leprosos e outros tipos de enfermidades, porque ELE sempre fez isso, enfim ELE sempre curou antes de sua morte vicaria, ELE morreu para reconciliar o homem com Deus, para reconciliar a humanidade destituida da Glória de Deus.

Hoje vemos muitas mensagens em nossos pulpitos, voltadas somente para milagres e prodigios, e esquecem de pregar a mensagem da salvação, a mensagem da cruz. Infelismente em muitas igrejas é mais valorizado milagres do que salvação de almas, muitas pessoas se alegram mais com milagres do que com conversões. O motivo principal e a razão maior de JESUS CRISTO ter se tornado carne e habitado nessa terra foi a salvação da humanidade, foi a libertação dos cativos e oprimidos.
Não que não seja necessário que falemos de milagres, Deus faz milagres, ELE cura e faz muito mais, mas temos que entender uma coisa, que a pregação do evangelho foi a prioridade de Jesus, no seu IDE imperativo para os seus discipulos.Jesus disse no evangelho que Marcos escreveu no capitulo 16 e versos 15 à 18:

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão. (Marcos 16.15 à 18)

Jesus destaca a pregação do evangelho em primeiro lugar. A pregação do evangelho é a prioridade, Paulo em sua epistola aos romanos nos diz que a Fé salvivica vem pelo ouvir, e ouvir a palavra de Deus. Mas como ja disse, em muitos lugares a pregação do evangelho do Reino já foi abandona e trocada pelo evangelho da prosperidade e pelos milagres miraculosos que não tem o objetivo de glorificar a Deus, mas fazer o marketing do "pregador" e fazer com que as pessoas o idolatrem como se o pregador fosse um deusinho.
Será que nós podemos cantar aquele belo hino da harpa cristã que diz:
"Sim eu amo a mensagen da cruz, ter morrer eu a vou proclamar"

A Deus seja a Glória para sempre!!!

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

AGÇA QUE TENTOU MATAR O PAPA JOAO PAULO 2 EM 1981, FOI LIBERTADO DA PRISAO APOS 30 ANOS DE PRISAO. EM ENTREVISTA A VARIAS EMISSORAS DE RADIO E DE TV, AGÇA DIZ QUE NAO PASSAREMOS DESSE SECULO E ANUNCIA O FIM DO MUNDO, DISSE TAMBEM QUE ALA E O UNICO DEUS, E QUE A TRINDADE NAO EXISTE, E QUE O ESPIRITO SANTO E UM ANJO DO DEUS ALA. FALOU QUE A BIBLIA ESTA CHEIO DE ERROS E QUE ELE ESCREVERIA A BIBLIA PERFEITA.
BEM A BIBLIA FALA DE FALSOS MESTRES, FALA QUE MUITOS ANUNÇIARIAM O FIM DO MUNDO, MAS SOMENTE O PAI CONFORME A BIBLIA SABE O DIA E A HORA E MAS NINGUEM MT 24:36, MAS NO CASO DESSE AGÇA CREIO QUE NAO PASSA DE UM LUNATICO, POIS EXAMES FEITOS APOS SUA SAIDA DA PRISAO MOSTRAM PROBLEMAS PSCOPATAS. MAS SABEMOS TAMBEM QUE OS SINAIS ESTAO AI E QUE A VOLTA DE CRISTO ESTA PROXIMA, EU TE PERGUNTO VOCE ESTA PREPARADO?
VEJA A MATERIA SOBRE AGÇA E SUAS DECLARAÇOES ABAIXO:


Agca afirma ser "eterno Messias" e anuncia fim do mundo após sair da prisão
Em Ancara
Mehmet Ali Agca, o terrorista ultradireitista turco que tentou assassinar o papa João Paulo II em 1981, disse ser "o eterno Messias" e anunciou o fim do mundo após ser libertado hoje.

Agca saiu da prisão de alta segurança de Sincan (Ancara) por volta das 9h local (4h de Brasília) e foi levado a um hospital militar sem ser visto pelos mais de 150 jornalistas, entre eles 20 estrangeiros, que esperavam sua libertação desde meia-noite.

Os jornalistas correram para cobrir o comboio policial que levava Agca ao hospital militar Gatuna onde devia fazer um exame médico para determinar se é apto a fazer o serviço militar, que ainda não cumpriu.

Um relatório psiquiátrico lhe tinha diagnosticado anteriormente uma "desordem antissocial de personalidade".

Adnan Agca, irmão do libertado, queixou-se desse novo exame médico e afirmou que o sistema está "podre" já que, conforme disse, não se pode querer que Mehmet Ali Agca seja convocado após ter cumprido 30 anos de "serviço militar", em referência em seu tempo em prisão.

Embora seu irmão também tenha dado a entender que Agca cumpriu essa pena por cometer crimes seguindo ordens de certos estamentos do Estado, como acham muitos na Turquia.

Gökay Gültekin, um dos advogados de Agca, disse aos jornalistas que Agca estará em Ancara durante alguns dias e que falará à imprensa.

Além disso, o advogado distribuiu um texto escrito por Agca e com data de hoje no qual insiste ser o "eterno Messias".

"Declaro a mensagem divina de Deus no nome de Alá", começa a mensagem de Agca, composta por cinco artigos, um dos quais afirma: "Deus é um, eterno e único. Deus é total. A Trindade não existe".

Agca explica que ele "não" é Deus e também não é seu filho, mas "o eterno Messias, ou seja, o mais alto e eterno servente de Deus no Cosmos".

"O espírito santo não é nada além de um anjo criado por Deus. Não existe a Trindade. Declaro que o fim do mundo está chegando. Todo mundo desaparecerá no final deste século", assegura em sua carta.

"Todos os seres humanos morrerão antes que termine o século. A Bíblia está cheia de erros. Eu escreverei a Bíblia perfeita", conclui, assinando como "Eterno Messias Mehmet Ali Agca".

FONTE: UOL

Sou evangélico, qual o problema em pular carnaval?

Sou evangélico, qual o problema em pular carnaval?

.
Por: Renato Vargens

Alguns crentes em Jesus não vêem nenhum problema no Carnaval. Para eles, se não tiver azaração, pegação, bebidas e drogas, não existe nenhum mal desfrutar da festa de Momo, mesmo porque o que importa é a diversão. Segundo estes, o desfile na televisão é tão bonito! E outra coisa: Que mal tem se alegrar ao som dos sambas enredos do Rio de Janeiro?

Pois é, o que talvez estes crentes IGNOREM é a história, o significado e a mensagem do carnaval.

Ao estudarmos a origem do Carnaval, vemos que ele foi uma festa instituída para que as pessoas pudessem se regalar com comidas e orgias antes que chegasse o momento de consagração e jejum que precede a Páscoa, a Quaresma. Veja o que a The Grolier Multimedia Encyclopedia, 1997 nos diz a respeito: "O Carnaval é uma celebração que combina desfiles, enfeites, festas folclóricas e comilança que é comumente mantido nos países católicos durante a semana que precede a Quaresma.

Carnaval, provavelmente vem da palavra latina "carnelevarium" (Eliminação da carne), tipicamente começa cedo no ano novo, geralmente no Epifânio, 6 de Janeiro, e termina em Fevereiro com a Mardi Gras na terça-feira da penitência (Shrove Tuesday)." (The Grolier Multimedia Encyclopedia).

"Provavelmente originário dos "Ritos da Fertilidade da Primavera Pagã", o primeiro carnaval que se tem origem foi na Festa de Osiris no Egito, o evento que marca o recuo das águas do Nilo. Os Carnavais alcançaram o pico de distúrbio, desordem, excesso, orgia e desperdício, junto com a Bacchanalia Romana e a Saturnalia.

A Enciclopédia Grolier exemplifica muito bem o que é, na verdade, o carnaval. Uma festa pagã que os católicos tentaram mascarar para parecer com uma festa cristã. Os romanos adoravam comemorar com orgias, bebedices e glutonaria. A Bacchalia era a festa em homenagem a Baco, deus do vinho e da orgia, na Grécia, havia um deus muitíssimo semelhante a Baco, seu nome era Dionísio, da Mitologia Grega Dionísio era o deus do vinho e das orgias. Veja o que The Grolier Multimedia Encyclopedia, 1997 diz a respeito da Bacchanalia, ou Bacanal, Baco e Dionísio e sobre o Festival Dionisiano:

"O Bacanal ou Bacchanalia era o Festival romano que celebrava os três dias de cada ano em honra a Baco, deusdo vinho. Bebedices e orgias sexuais e outros excessos caracterizavam essa comemoração, o que ocasionou sua proibição em 186dC." (The Grolier Multimedia Encyclopedia)

Pois é, no Brasil o carnaval possui a conotação da transgressão. Disfarçado de alegria, a festa de Momo promove promiscuidade sexual, prostituição infantil, violência urbana, consumo de drogas, além de contribuir para a descontrução de valores primordiais ao bem estar da família.

Isto posto tenho plena convicção de que não vale a pena enredar-se as oferendas do Carnaval. Como crentes em Jesus, devemos nos afastar de toda aparência do mal. Participar da festa de Momo significa se deixar levar por valores anti-cristãos e imorais permitindo assim que o adversário de nossas almas semeie em nossos corações conceitos absolutamente antagônicos aos ensinos deixados por Jesus.

Para terminar essa reflexão, compartilho um poema de Jerônimo Gueiros (1880-1954) que foi um ministro presbiteriano nordestino muito conhecido por seu rico ministério, no Recife, e por suas qualificações como literato e apologista da fé cristã. De sua lavra surgiram artigos penetrantes, livros inspiradores e poesias tão belas quanto incisivas e pertinentes aos temas apresentados.

"Carnaval! Empolgante Carnaval!
Festa vibrante!Festa colossal!

Festa de todos: de plebeus e nobres,
Que iguala, nas paixões, ricos e pobres.
Festa de esquecimento do passado,
De térreo paraíso simulado...

Falsa resposta à voz do coração
De quem não frui de Deus comunhão,
Festa da carne em gozo desbragado,
Festa pagã de um povo batizado,

Festa provinda de nações latinas
Que se afastaram das lições divinas.
Ressurreição das velhas bacanais,
Das torpes lupercais, das saturnais

Reino de Momo, de comédias cheio,
De excessos em canções e revolteio,
De esgares, de licença e hilaridade,
De instintos animais em liberdade!

Festa que encerra o culto sedutor
De Vênus impúdica em seu fulgor.
Festa malsã, de Cristo a negação,
Do "Dia do Senhor" profanação.

Carnaval!Estonteante Carnaval!
Desenvoltura quase universal!

Loucura coletiva e transitória,
Deixa do prazer lembrança inglória,
Festa querida, do caminho largo,
De início doce, mas de fim amargo...

Festa de baile e vinho capitoso,
Que morde como ofídio venenoso,
Que tira do homem sério o nobre porte,
E gera o vício, o crime, a dor e a morte.

Carnaval!Vitando Carnaval!
Festa sem Deus!Repúdio da moral!
Festa de intemperança e gasto insano!
Trégua assombrosa do pudor humano,

Que solta a humana besta no seu pasto:
O sensualismo aberto mais nefasto!
Festas que volve às danças do selvagem
E do africano, em fúria, lembra a imagem,

Que confunde licença e liberdade
Nos aconchegos da promiscuidade
Sem lei, sem norma, sem qualquer medida,
Onde a incauta inocência é seduzida,

Onde a mulher, às vezes, perde o siso
E o cavalheiro austero o são juízo;
Onde formosas damas, pela ruas,
Exibem, saltitando, as formas suas,

E no passo convulso e bamboleante,
Em requebros de dança extravagante,
Ouvem, no "frevo" , as chufas e os ditados
Picantes, de homens quase alucinados,

De foliões audazes, perigosos,
Alguns embriagados, furiosos!
Muitos, tirando a máscara, em tais dias,
Revelam, nessas loucas alegrias,

A vida que levaram mascarados
Com a máscara dos homens recatados...
Carnaval!Perigoso Carnaval!
Que grande festa e que tremendo mal!

Brasil gigante, atenção! Atenção!
O Carnaval é festa de pagão!
Repele-o! Que te traz só dor e morte!
Repele-o! E inspira em Deus a tua sorte."


Pense nisso!

Autor: Renato Vargens

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

FALSAS PROFECIAS DE BENNY HYNN. PARTE 2 ( EM VIDIO)

NESSE VIDIO, ESSE FALSO PROFETA DIZ QUE JESUS IRA APARAÇER FISICAMENTE NUM DE SEUS CULTOS,E QUE ERA PARA TODOS ESTAREM PREPARADOS PORQUE PODERIA SER A QUALQUER MOMENTO E ERA IMPORTANTE QUE SE REGISTRASSE EM FOTOS, VIDIOS, QUE HERESIA, E AINDA CHAMAM ESSE HOMEM DE GRANDE HOMEM DE DEUS. BENNY QUE TEM DITO AS REGRAS DE MUITAS IGREJAS EVANGELICAS E QUE TEM SIDO ENDEUZADO POR MUITOS.
A BIBLIA E CLARA QUE A VOLTA DE JESUS SERA DA MESMA FORMA QUE ELE SUBIU, ENTRE AS NUVENS AT 1:9-11, SUA VOLTA TODO OLHO VERA, NAO SERA EXCLUSIVO EM UM CULTO AP 1:7.
VEJA O VIDIO ABAIXO E TIRE AS SUAS CONCLUSOES..

FALSAS PROFECIAS DE BENNY HYNN.( EM VIDIO)

Primeiro Encontro dos Editores de Blogs Apologéticos

domingo, 3 de janeiro de 2010

A Importância da Pureza do Evangelho

.
Por: Solano Portela

Filipenses 1:12-18 e Gálatas 1:1-10

Temos nesses dois trechos palavras importantes sobre a necessidade da preservação do conteúdo da mensagem, ou seja: A Importância da Pureza do Evangelho. Tratando de duas situações diferentes, Paulo nos deixa importantes instruções e princípios que clamam para serem aplicados, nos dias atuais.

Apesar de flexível em sua metodologia e abordagem, a preocupação suprema de Paulo era com a preservação do conteúdo da mensagem. Sua prescrição de eficiente comunicação (Colossenses 4.6 - “A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um” ) leva em consideração a conservação não adulterada da verdade a ser transmitida. Essa preocupação superava, inclusive, até a própria necessidade de sinceridade, na transmissão das verdades. Embora possa parecer chocante, Paulo dava mais importância à integridade da mensagem do que à sinceridade dos mensageiros. Este contraste é evidente com um exame de duas situações vividas por Paulo: A primeira está em Filipenses 1.12-18 , onde lemos:

12. Quero ainda, irmãos, cientificar-vos de que as cousas que me aconteceram têm antes contribuído para o progresso do evangelho;

13. de maneira que as minhas cadeias, em Cristo, se tonaram conhecidas de toda a guarda pretoriana e de todos os demais;

14. e a maioria dos irmãos, estimulados no Senhor por minhas algemas, ousam falar com mais desassombro a palavra de Deus.

15. Alguns efetivamente proclamam a Cristo por inveja e porfia; outros, porém, o fazem de boa vontade;

16. Estes, por amor, sabendo que estou incumbido da defesa do evangelho;

17. aqueles, contudo, pregam a Cristo, por discórdia, insinceramente, julgando suscitar tribulação às minhas cadeias.

18. Todavia, que importa? Uma vez que Cristo, de qualquer modo, está sendo pregado, quer por pretexto, quer por verdade, também com isto me regozijo, sim, sempre me regozijarei.


Aqui Paulo fala que a sua prisão resultou no progresso do evangelho. Sua influência se fazia sentir na guarda pretoriana — de poderosa importância no estado romano. Em função dele estar preso, muitos passaram a proclamar a mensagem, dando continuidade ao seu trabalho. Estes foram estimulados, no Senhor, por suas algemas e passaram a falar com mais desassombro e ousadia.

Essas pessoas agiam de “boa vontade” (15) e “por amor” (16). Entretanto, Paulo tinha plena ciência que alguns se aproveitaram do fato dele estar preso e passaram a evangelizar não por zelo, mas por “inveja e porfia” (15) Provavelmente pretendiam se sobressair e, quem sabe, tomar até o lugar de Paulo, na liderança das várias igrejas visitadas.

O impressionante, é que Paulo registra o fato mas, friamente, ele analisa que ele é o único que está sendo prejudicado, pois estes últimos pregavam “por discórdia, insinceramente, julgando suscitar tribulação às minhas cadeias “ (17) Este prejuízo pessoal, ele não levava em consideração (“para mim o viver é Cristo, o morrer é ganho... Fp 1.21”) e chega a admirável conclusão (18): “Todavia, que importa? Uma vez que Cristo de qualquer modo, está sendo pregado, quer por pretexto, quer por verdade, também com isto me regozijo, sim, sempre me regozijarei.”

Não é que os motivos não fossem importantes — ele elogia a atitude e a motivação dos que pregavam em sinceridade. Mas a preocupação central de Paulo era com o conteúdo do evangelho, e aqui não há qualquer indicação que os motivos (quer de boa vontade, quer em insinceridade) ou os métodos (Cristo de qualquer modo , está sendo pregado) adulteraram a mensagem cristalina do Evangelho da Graça, pois Cristo era pregado (v. 17). Paulo, então, se alegra, se regozija! Calvino disse, sobre este trecho: “Paulo não diz nada aqui que eu mesmo não tenha experimentado” (citado em Lensky - Intepretation of St. Pauls' Epistles - Phillipians , p. 729)

A outra situação é encontrada na carta aos Gálatas (1.6-9). Paulo, mais uma vez, fala de crentes “não tão quentes” que estão desenvolvendo um ministério paralelo ao seu, indo de igreja em igreja pregando. Verificamos, entretanto, que a reação de Paulo é diferente daquela expressa na carta aos Filipenses, no trecho já examinado. Os dez primeiros versos dizem o seguinte:

1. Paulo, apóstolo (não da parte dos homens, nem por intermédio de homem algum, mas sim por Jesus Cristo, e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos),

2. e todos os irmãos que estão comigo, às igrejas da Galácia:

3. Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo,

4. o qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de nosso Deus e Pai,

5. a quem seja a glória para todo o sempre. Amém.

6. Estou admirado de que tão depressa estejais desertando daquele que vos chamou na graça de Cristo, para outro evangelho,

7. o qual não é outro; senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo.

8. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema.

9. Como antes temos dito, assim agora novamente o digo: Se alguém vos pregar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.

10. Porventura procuro eu agora o favor de homens, ou o de Deus? Ou procuro agradar a homens Se agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo.


Nos versículos 1 a 5 da carta aos Gálatas, Paulo fez a sua apresentação, indicando a sua autoridade apostólica, demonstrando que ela vem de Deus e não de homens. A carta foi primariamente dirigida à Igreja da Galácia, mas teve ampla circulação entre as demais igrejas. Paulo dá glória a Deus e indica que Jesus Cristo se deu por nós para nos livrar das maldades desta era, passando a tratar de um problema que estava surgindo naquela igreja: a aceitação de um evangelho adulterado.

No v. 6 ele mostra uma profunda perturbação interna – “estou assombrado” demonstrando grande admiração que os membros daquela igreja estivessem mudando rapidamente de convicções. A afeição e lealdade estava sendo colocada em outra doutrina, pois estavam dando ouvidos a “alguns” (v. 7) que perturbavam e queriam perverter o evangelho de Cristo. Pregavam um outro evangelho (grego: heteros -- distinção com o outro, do verso seguinte, que é allos. Aqui, heteros = ouk allo, ou seja diferente, não outro). Paulo referia-se, sem dúvida, aos judaizantes que pretendiam adicionar algumas coisas “palpáveis, visíveis”, à simples pregação do evangelho. Quem sabe eles diziam que era apenas uma questão de método? Talvez fosse muito mais atraente, desse mais substância, ou talvez até, mais emoção ao evangelho. Estas pessoas se apresentavam com autoridade e se propunham a declarar o método de salvação. Paulo mantém a designação “evangelho” porque era apresentado como tal., mas na realidade, diz ele, não é evangelho nenhum (sistema diferente, mensagem diferente, doutrina diferente)!

No v. 8, Paulo dirige-se ao fundo do seu extenso vocabulário Grego para classificar estas pessoas e lança uma fortíssima condenação. Independentemente de quem quer que seja: estas pessoas, ele próprio, ou até um anjo do céu—se vier trazer um evangelho que vá além (note que não era necessariamente diferente na aparência, mas com algumas coisinhas adicionadas) daquele que eles tinham previamente ouvido da parte dele, tal pessoa deveria ser considerada anátema (isto é: amaldiçoado). Estas palavras contêm uma terrível responsabilidade a nós que fomos comissionados a pregar e a transmitir as verdades de Deus.

Para que não pairasse qualquer dúvida sobre o seu zelo, sobre sua posição, ele repete mais uma vez as mesmas palavras, no versículo 9. Não quer ser mal-entendido, não quer deixar “passar em branco”, não quer parecer precipitado - é um pensamento depurado e destilado sob o fogo do zelo e sob o direcionamento sobrenatural do Espírito Santo.

Podemos negligenciar o aviso contido e pensar que Paulo se referia somente à sua situação específica. Afinal, não temos mais judaizantes em nosso meio! Muitos de nós chegam a fazer, corretamente, a aplicação destas palavras à pregação da Igreja Católica Romana, como suas adições e condições anexadas à Graça salvadora de Cristo. Isto não basta, porque com pouca freqüência paramos para analisar o que está acontecendo no campo chamado “evangélico” e aqui, tristemente, mas não raramente, encontramos a proclamação de “outro” evangelho.

Muitos de nós temos um julgamento ingênuo ou caridoso em excesso (com uma brandura que se contrapõe à severidade de Paulo)—com relação ao que está acontecendo na esfera de proclamação do evangelho e de crescimento de igrejas, em nossa terra. Paulo poderia ter particularizado a questão, especificado quem ele combatia, mas quis o Espírito Santo, em sua soberania, deixar a colocação de forma genérica, de tal modo que o princípio fosse enfatizado — não podemos mexer com o cerne do evangelho.

Uma aplicação desses princípios é na questão dos “sinais e maravilhas”, ou na chamada “religião do poder”. Sabemos que esses “sinais e maravilhas” atraem as multidões. Já era assim na época de Jesus, quando as multidões acorriam a ele, mas muitos não estavam interessados na mensagem de salvação, buscavam apenas a sensação carnal de ver algo diferente (Paulo diz em 1 Co 1.21 que os judeus buscavam sinal). Paulo também foi chamado pelos filósofos de Atenas (Atos 17) não porque eles estivessem interessados na mensagem do Evangelho, mas porque queriam ouvir sobre o grande fenômeno que era a ressurreição de Jesus, apenas pela novidade do tema.

Nesse sentido, vemos que a agitação da doutrina e liturgia neopentecostal agrada as pessoas. Mas devemos pensar seriamente no que Paulo diz em Gl 1.10: “Porventura procuro eu agora o favor dos homens, ou o de Deus? ou procuro agradar a homens? Se agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo”. O propósito de Paulo não era agradar a homens, não era a conformação com as doutrinas correntes atuais, não era a harmonia acima da verdade. Mas, era agradar a Deus e ser fiel a ele.

No versículo 11 ele continua: “Faço-vos, porém, saber, irmãos, que o evangelho por mim anunciado não é segundo o homem; porque eu não o recebi, nem o aprendi de homem algum, mas mediante revelação de Jesus Cristo”. Eis a razão de Paulo para ter esta convicção: o evangelho não é doutrina de homens, mas sim revelação de Jesus Cristo. Este contraria a perspicácia, os desejos e as motivações carnais do homem. Temos a coragem de “remar contra a maré” e proclamarmos o puro Evangelho de Cristo, sem os “apêndices” que as igrejas vêm adicionando à mensagem?

Na epístola aos Filipenses, Paulo mostrou-se bastante tolerante com relação àqueles que pregavam a Cristo até com o motivo errado, mas sem adulterar o conteúdo da mensagem. No trecho examinado da carta aos Gálatas, Paulo demonstra total intransigência com relação aos pregadores por ele mencionados. Porque as duas atitudes diferentes de Paulo? Será que ele, na prisão, quando escreveu Filipenses, estava cansado e já não se importava mais? Não! O conteúdo do evangelho estava em jogo, na segunda situação, por isso ele reage violentamente e condena esta situação com a mais forte das palavras.

Em outra carta, (2 Co 11.3 e 4), Paulo se refere mais uma vez ao perigo apresentado pela pregação de um outro evangelho, que sutilmente acha aceitação naquela igreja: “Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva, com a sua astúcia, assim também sejam corrompidas as vossas mentes, e se apartem da simplicidade e pureza devidas a Cristo. Se, na verdade, vindo alguém prega outro Jesus que não temos pregado, ou se aceitais espírito diferente que não tendes recebido, ou evangelho diferente que não tendes abraçado, a esses de boa mente o tolerais”.

Temos que resgatar, hoje em dia, exatamente isto: a simplicidade e pureza devidas a Cristo e ao Seu evangelho da graça. Que Deus nos ajude a assim proceder e pregar, por Sua infinita misericórdia!
Fonte: [ Monergismo ]
.