DEFESA DA FE.


sexta-feira, 25 de junho de 2010

As Festas Juninas e a Igreja


Ana Carolina Moreira
As Festas Juninas e a Igreja
 Diante de tudo isso, perguntamos:
“Teria algum problema os evangélicos acompanharem seus filhos em uma dessas festas juninas realizadas nas escolas, quando as crianças, vestidas a caráter (de caipirinha), dançam quadrilha e se fartam dos pratos oferecidos nessas ocasiões: cachorro-quente, pipoca, milho verde etc?”.
É óbvio que nenhum crente participa dessas festas com o objetivo de praticar a idolatria, pois tal procedimento, por si só, é condenado por Deus!
Tem pessoas que cristianizam estas festas. Ultimamente, surgiram determinadas igrejas evangélicas que, a fim de levantar fundo para os necessitados e distribuir cestas básicas ou ajudarem alguma instituição, estão armando barracas em locais em que as festas juninas são promovidas.
E o que dizer das igrejas que promovem festas juninas em suas próprias dependências com a alegação de arrecadarem fundos? As festas juninas têm um caráter religioso que desagrada a Deus. O auge da festa acontece entre os dias 23 e 24, o Dia de São João propriamente dito, onde ocorrem rezas, canções e missas; as comidas e doces são oferecidos a estes santos.Este procedimento de "oferecer comida aos santos" é muito parecido aos despachos espíritas nos cemitérios e encruzilhadas; talvez a diferença seja o local da "festa".
Não somos contra as festas, somos um povo festeiro, mas antes de participarmos de qualquer festa necessitamos avaliar qual é a sua finalidade.Sabemos que existem escolas que não buscam o sentido religioso, mas ainda fico com a possibilidade da criança crescer com o conceito deturpado diante da idolatria, pois vemos hoje Católicos se defendendo atrás de uma concepção deturpada diante das imagens. E Deus pediu para que não participássemos de festas com este objetivo. O que mais me chamou atenção é que pastores estão aceitando as festas juninas.
O folclore e a religião estão intrinsecamente ligados. O povo de Israel abraçou os costumes das nações pagãs e foi criticado pelos profetas de Deus.
É muito arriscada a mistura de costumes religiosos, impróprios à luz da Bíblia, adotada por alguns evangélicos. É preciso que os líderes e pastores aprofundem a questão, analisem a realidade cultural do local em que desenvolvem certas atividades evangelísticas e ministério e orientem os membros de suas respectivas comunidades para que criem e ensinem os filhos nos preceitos recomendados pela Palavra de Deus. Proibir as crianças de participarem dessas comemorações na escola em que estudam não resolve o problema, antes, acaba agravando a situação. Tudo deve ser compreendido á luz da Palavra.  
Para muitos cristãos, pode parecer que a participação deles nessas festividades juninas não tenha nenhum mal, e que a Bíblia não se posiciona a respeito.
O teor religioso das festas juninas não passa de um ato idólatra quando se presta culto a Santo Antônio, São João e São Pedro.
Como crentes, devemos adorar somente a Deus: “Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás”(Mt 4.10).
Devemos evitar estas festas. Não podemos pensar que somos crentes superpoderosos. A própria Bíblia nos diz que somos homens fracos e que temos de nos abster daquilo que não honra ao Senhor Nosso Deus. O que temos visto é o mundo convertendo a igreja santa de Deus, pois tem faltado sabedoria e conhecimento para fazer a diferença. Simplesmente os costumes pagãos se infiltram na vida dos “desapercebidos”.
Agora devemos refletir sobre algo: Se Deus rejeitou as festas de Israel que eram dedicadas somente a Ele [Amós 5:21-23], mas que haviam sido mescladas com elementos dos cultos pagãos dos países vizinhos, não rejeitaria com mais veemência ainda as ditas festas "cristãs” dedicadas aos santos?

FONTE:IGREJA BATISTA TIROL

Nenhum comentário:

Postar um comentário