DEFESA DA FE.


terça-feira, 29 de junho de 2010

JOHN PIPER FAZ CRITICA DURA Á IGREJA EMERGENTE

Acredito que a Igreja Emergente está desaparecendo. Penso que já teve seus melhores dias. Sua liderança está em ruinas, e poderia dar-lhes exemplos horríveis de pessoas que conheço e cujos testemunhos ainda não são publicos. O que não é nenhuma surpresa, haja visto a visão depreciativa que eles têm de verdade e doutrina.

Então, para vocês que não a conhecem, Igreja Emergente é um termo genérico para designar uma constelação de pessoas, igrejas e movimentos que estão resistindo e se rebelando contra os excessos das mega-igrejas e contra sua maneira artificial, plástical e impessoal de ser. Eles querem ter relacionamento acima de tudo, e por isso desprezam a doutrina, porque “a doutrina separa as pessoas e os relacionamentos as une.” Eles têm diversas formas experimentais de se fazer igreja e de espiritualidade…

Não li o livro mais recente de Brian McLaren, o maior guru deles, mas todas aquelas pessoas em quem confio que leram o livro disseram que é uma catástrofe. Scott McNight, um dos defensores mais cautelosos da Igreja Emergente, jogou a toalha depois desta última obra de Brian McLaren. Ele disse “é o fim, ele não é ortodoxo. Ele foi tão longe que é difícil até mesmo continuar chamando-o de cristão.”

Seu livro está vendendo como “água no deserto” na Amazon.com, poucas semanas depois de seu lançamento. Se ele representa os rumos que a Igreja Emergente tem tomado, e eu diria que sim, então o movimento está caminhando rumo a heresia, abandonando o Evangelho e a Bíblia. Isso é o que acontece quando se prioriza relacionamentos em detrimento da verdade. Quando a verdade é priorizada, os relacionamentos se tornam parte dela. Quando os relacionamentos são priorizados e a verdade é deixada de lado, então ela se perde. Como consequencia, os relacionamentos se arruinam, e é a isso que me refiro quando digo que a liderança (da IE) está em ruinas. A imoralidade se alastra.

Portanto, penso que vocês sequer ouvirão o termo “Igreja Emergente” daqui há 10 anos. Em dez anos, o movimento estará liquidado. Espero que vocês (as igrejas afro-americanas) não tenham se enredado nisso. Não penso que tenha sido um fenômeno na comunidade afro-americana. Acho que vocês são estáveis o suficiente para isso. Trata-se de um abandono da ortodoxia entre a burguesia anglo-saxã.


***
Tradução: Hugo, do blog Pão e Vinho. Divulgação: Púlpito Cristão

Comentário de Leonardo Gonçalves:

Embora John Piper não diga isso em seu discurso, o fato de mencionar Brian Mclaren como "guru" do movimento e de afirmar que as mesmas desprezam a doutrina para pririzar relacionamentos oferece argumento suficiente para crer que ele está falando das igrejas emergentes de tendência liberal, as quais nao perfazem todo o movimento.

Realmente, excetuando Mark Driscoll e alguns outros cujos nomes não são assim tão populares, o movimento é um misto de liberalismo com adoração medieval. O próprio Mark Driscoll, considerado por muitos como representante do "lado bom" da igreja emergente, disse que o movimento, em suas expressoes extremas, é "a última versão do liberalismo" [DRISCOLL, Mark. Confissões de um pastor da Reformissão. Niterói: Ed. Tempo de Colheita, p. 23].

Há dezenas de razoes porque a igreja deve fazer uma analise da sua missiologia e rever estratégias de evangelismo de modo a levar o evangelho no contexto de uma sociedade pós-moderna, mas isso jamais pode acontecer à expensas da doutrina cristã.

A igreja emergente, em sua ala liberal, está tão preocupada em ser agradável a uma sociedade hostil que, no desejo de criar uma comunidade "palatável", acabam negociando os valores inegociáveis do evangelho. Em nome da forma, comprometem o conteúdo.

Sem mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário