DEFESA DA FE.


quarta-feira, 16 de junho de 2010

O Fenômeno “Cala boca Galvão” e os exploradores da fé


Hermes C. Fernandes
Para o embaraço da Rede Globo de Televisão, e principalmente do Galvão Bueno, o hit “Cala a boca Galvão” tornou-se num fenômeno sem precedentes na história das copas, demonstrando o poder que tem o Twitter, o Youtube e outros sites de relacionamento da internet.
A Globo até tentou abafar, anunciando o lançamento de um vídeo no Youtube onde o Galvão aparece dançando. Explicaram que o “Cala boca…” era devido ao fato dele não ter parado de falar durante a cerimônia de abertura da Copa. Tolice! Agora, já era! Caiu na rede e na boca do povão!
Diante da curiosidade dos estrangeiros, foram postados vídeos no Youtube em tom jocoso, dando explicações completamente estapafúrdias sobre a frase. Um deles diz que o Galvão é uma ave em extinção no Brasil, e que o “Cala boca Galvão” seria um protesto pela preservação do animal. Com isso, a campanha está ganhando a adesão de torcedores de outras nacionalidades na África do Sul.
O que pouca gente sabe é que o tal “cala boca…” tem base bíblica… Duvida? Quem lançou a campanha original foi Paulo, em sua carta a Tito. Confira:
“É preciso tapar-lhes a boca, porque transtornam casas inteiras ensinando o que não convém, por torpe ganância” (Tt.1:11).
Quem precisa calar a boca não é apenas o Galvão, que pelo que parece, entende pouco do esporte de que é narrador oficial do plim-plim. Quem precisa calar a boca são os exploradores da fé, que ocupam espaço na grade de várias emissoras de TV e rádio, espalhando seu pseudo-evangelho pelos lares brasileiros. Alguns desses pregadores são quase onipresentes na TV. E não estão satisfeitos… querem mais, sempre mais. Não basta ter horários, eles também querem seu próprio canal, e se deixar, sua própria rede.
Que tal parafrasearmos o “Cala boca Galvão”?
A quem você dedicaria um “Cala boca…”?

Um comentário:

  1. OLA GRAÇA E PAZ

    OBRIGADO PELA VISITA E POR SEGUIR ESTE BLOG.
    TBM JA ESTOU SEGUINDO O SEU, FIKE NA PAZ.....

    ResponderExcluir